Transpetro: em reunião sobre o Terminal de São Luís, Sindicato discute efetivo, novos projetos e terceirização

Na última reunião local com RH e gestão da Transpetro (24/07) o Sindipetro PA/AM/MA/AP foram tratadas pautas importantes dos trabalhadores e trabalhadoras do Terminal de São Luís (MA). Na ordem do dia, estiveram a recomposição do efetivo, as condições de trabalho, a terceirização e o andamento de projetos de investimento na unidade.

Confira os principais pontos discutidos e os encaminhamentos:

  • Projetos no Terminal:
  • Manutenção das Linhas: A empresa apresentou o andamento do projeto de recuperação das tubulações, com previsão de conclusão da fase crítica em setembro, além de um projeto de longo prazo para modernizar a estrutura.}
  • Novos investimentos: Foi apresentado um projeto estratégico para uma ampliação das atividades do terminal, com a implantação de novos modais. O Sindicato cobrou que esses investimentos resultem na contratação de mais trabalhadores próprios e na valorização da mão de obra local, garantindo que o crescimento se traduza em empregos de qualidade.
  • Efetivo e Luta Contra a Terceirização:
  • Aumento de efetivo na Operação: Como resultado da luta por mais postos de trabalho, as turmas de turno foram reforçadas com a chegada de novos operadores, aumentando a segurança. A reivindicação continua para que todas as turmas cheguem ao efetivo mínimo de 6, mais o(a) supervisor(a), incluindo a ampliação para no mínimo 2 postos no painel e 2 no píer.
  • Terceirização: O sindicato posicionou-se contra a terceirização das vagas dos técnicos de apoio administrativo à operação e reivindicou para o próximo concurso a previsão de vagas para empregados próprios. Uma proposta será formalizada para reverter o quadro atual.
  • Precarização: Foi trazida pelo sindicato a denúncia sobre redução salarial imposta a estes trabalhadores terceirizados após a troca de contrato da D&A para Golden Vale, reflexo claro da precarização da contratação de serviços. É preciso implantar um piso salarial condizente com o porte da Transpetro e que valorize os contratados.

O Sindipetro PA/AM/MA/AP seguirá vigilante na cobrança de todos os compromissos firmados pela empresa e na luta incansável por mais contratações, melhores condições de trabalho e contra a terceirização e seus efeitos nocivos aos trabalhadores.

A luta continua! Fique atento às próximas convocações para as assembleias setoriais.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *