- A segunda rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 entre o Sindipetro Amazônia e a Eneva, realizada de forma online nesta segunda-feira (13/10), foi suspensa para que a empresa possa reavaliar e melhorar sua contraproposta. A decisão ocorreu após a oferta apresentada pela Eneva ser considerada insuficiente pela representação do Sindipetro Amazônia.
- Segundo a avaliação da diretoria do Sindicato, a proposta da empresa não reflete os excelentes resultados financeiros da companhia, que foram apresentados na primeira reunião. Além disso, a oferta não atende a pontos fundamentais da pauta de reivindicações, especialmente aqueles relacionados à:
- Valorização salarial, com a ausência de ganho real.
- Condições dos trabalhadores da área operacional, como a implementação do Adicional de Hora de Repouso e Alimentação (AHRA).
- A necessidade de rediscutir o desconto de 15% no Vale Refeição, conforme havia sido tratado no último ACT.
- O pagamento em dobro nos feriados.
- Valorização salarial, com a ausência de ganho real.
- Durante os debates, os representantes sindicais foram firmes ao apontar que não levariam para a apreciação da categoria uma proposta sem avanços concretos e que, nos termos apresentados, o caminho seria a rejeição em mesa e a discussão sobre mobilizações. Porém, o Sindipetro deixou claro que a intenção é que a negociação chegue a um acordo que valorize os(as) trabalhadores(as).
- Diante da posição do Sindicato, a Eneva solicitou mais tempo para discutir internamente com sua diretoria e reformular a oferta. A empresa se comprometeu a retornar em uma nova rodada de negociação, que deve ocorrer em um prazo de até 15 dias.
O Sindipetro Amazônia aguarda a nova data para dar continuidade às tratativas, sempre na defesa intransigente de um Acordo Coletivo justo para todos os trabalhadores e trabalhadoras. A categoria deve permanecer atenta aos canais oficiais do Sindicato para os próximos desdobramentos.
Filie-se ao Sindicato e fortaleça a sua representação. Juntos(as) somos mais fortes!