NEGLIGÊNCIA GERENCIAL PODE PROVOCAR ACIDENTE GRAVE

A equipe de Manutenção do Urucu tem enfrentado a irresponsabilidade gerencial em relação à segurança do trabalho, causando imenso risco à vida dos empregados. No caso relatado pelos trabalhadores à direção do sindicato, tem havido pressão para que os executantes não exerçam seu direito de recusa, mesmo quando justificam tecnicamente contra a realização de trabalhos que não sigam os requisitos de segurança.

Durante o atendimento a Ordens de Manutenção em chaves de nível nos compressores de alta pressão com bloqueio simples, a equipe tentou alertar que seria insegura a realização do serviço sem despressurização do equipamento de reinjeção.

No primeiro momento, a supervisão, o gerente de Operação e Manutenção e a engenharia de processo aceitaram a contragosto o argumento da equipe, visto que os compressores haviam retornado de manutenção preventiva com três chaves de pressão sem calibração.

Algum tempo depois, durante a realização de uma das esferas de GLP, que se trata de procedimento completamente diferente (previsto no Manual de Segurança e padrão SINPEP), os gestores acusaram os trabalhadores de preciosismo pois nesta manutenção corretiva o serviço foi realizado com bloqueio simples.

No retorno, ordenaram via e-mail do Notes que o trabalho fosse realizado no compressor apenas com bloqueio simples. Foi um recado do tipo: “se era por falta de autorização gerencial, aí está”!
Esta absurda ordem somente atesta, mais uma vez, que a política de SMS composta por Regras de Ouro, Política de Consequências, DSMSs, vídeos motivacionais, de nada serve se os gestores privilegiarem somente o lucro em detrimento da vida.

A direção do Sindipetro PA/AM/MA/AP formalizará administrativamente a denúncia contra estes desumanos desmandos gerenciais. Chamamos a categoria a exercer seu direito de recusa e seguir denunciando as situações inseguras geradas por gerentes e chefetes.