Propostas ao PPSP serão debatidas nos estados

Com o objetivo de encontrar uma estratégia unificada em defesa da Petros e contra o equacionamento, o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros se reuniu, na última terça-feira, 14, no Rio de Janeiro. Congregando sindicatos e associações, a reunião, pela primeira vez, contou com a Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Em reunião no Rio de Janeiro, diversas entidades debateram propostas alternativas para a manutenção do PPSP

Um dos temas debatidos foi proposta de criação, por parte da Petrobras, de um novo plano de Contribuição Definida (CD) da Petros a ser imposto pela empresa, em substituição ao PPSP, de Benefício Definido (BD) – plano que possui um déficit de quase R$ 28 bilhões a ser equacionado.

O fórum, por sua vez, firmou acordo contra a criação do novo plano e pela manutenção do PPSP, com as seguintes condições: a) nenhuma quitação de dívidas da patrocinadora será dada sem esta ser efetivamente paga; b) sem cisão do plano; c) sem desistir de nenhuma ação judiciária que cobra dívidas da patrocinadora.

Além disso, o fórum elaborou propostas sobre o plano, como o aumento da contribuição em 30% (contribuição extraordinária), contribuição de pensionista, reajuste reduzido por cinco anos do IPCA (-2,5%), recebimento reduzido em 50% do abono (13º salário) por dez anos e contribuição reduzida em 20% da indenização do pecúlio. Para cada contribuição extra, haverá obrigatoriamente a contrapartida da empresa.

Os pontos listados, ainda sob estudo, serão levados à categoria. O fórum definiu que serão realizadas plenárias em vários estados, incluindo Pará, Amazonas e Maranhão. Em SP, a plenária ocorre no dia 30. Nos demais estados, as datas serão confirmadas.