DELÍRIOS ONÍRICOS

Como liberal, somos contrários a empresas estatais. Petrobras também privatizada e o BNDES extinto, esse seria o meu sonho. Mas é como a música dos Rolling Stones, ‘You Can’t Always Get What You Want’ [Você não pode sempre conseguir o que quer].(…) vamos transformar a Petrobras no mais próximo possível em uma empresa privada”, disse Castello Branco, presidente da Petrobras.

“O presidente da Petrobras defendeu que a empresa adote um modelo de gestão de pessoal que preveja consequências punitivas, que inclui a perda de cargo e demissões”, reportou a revista Exame, no site.

As falas reproduzidas acima foram proferidas no evento “A Nova Economia Liberal”, promovido pela FGV, no Rio de Janeiro. Queremos lembrar ao atual “CEO” que a Petrobras tem 65 anos de história e a presença dele na Companhia, menos de três meses. O crachá verde
que carrega no peito não é nada mais que uma farsa, visto que sequer se submeteu a concurso público como os demais empregados.

A empresa Petróleo Brasileiro SA – Petrobras é do povo brasileiro e foi criada por Getúlio Vargas atendendo a reivindicação das fortes mobilizações nas ruas da campanha “O Petróleo É Nosso”. A luta começou em 1948 e foi concluída com a aprovação da lei 2004,
que fundou a estatal e instituiu monopólio no setor petroleiro, em 1953.

Ou seja, deveria parecer óbvio, mas é necessário lembrar: Castello Branco não é o dono da Petrobras. A posição de presidente fantoche comandado pelos ultraliberais do governo de extrema direita de Bolsonaro não o autoriza a entregar o Pré-Sal às petroleiras estrangeiras, nem liquidar o patrimônio construído pela classe trabalhadora deste país.

Nós, petroleiros, deveremos ser linha de frente do enfrentamento as políticas do governo Bolsonaro que ataquem direitos e a soberania do país. Estejamos unidos e preparados para grandes lutas que virão.