CONGRESSO APROVA LUTA PELA PREVIDÊNCIA E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO

Petroleiros/as do país inteiro organizaram, durante o dia 1º ao dia 5 de maio, o 12º Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros, no Rio de Janeiro (RJ), que foi realizado com o tema “A tragédia das privatizações, de Brumadinho a entrega do Pré-sal”.

Petroleiros irão se unir a Greve Geral de 14 de junho pelas aposentadorias; defesa da Petrobras e dos direitos pautou o evento

Dentre as deliberações das atividades organizadas, foram decididas nas mesas: a defesa dos direitos da categoria, dos empregos, da Petros e da Petrobras pública e 100% estatal. Outro encaminhamento importante foi a posição totalmente contrária a Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal.

Na pauta contra a privatização da Petrobras, estão apontadas duas frentes de luta: a denúncia da atual política de preços de combustíveis e da privatização das refinarias e subsidiárias, esta uma das últimas medidas já anunciadas pelo Governo Bolsonaro. Além disso, a reunião também definiu propostas para a negociação do ACT da categoria e, ainda, aprovou apoio à greve geral do dia 14 de junho. Nesta edição, você acompanha todas as propostas aprovadas durante a 12ª edição do Congresso da FNP.

CONHEÇA OS EIXOS DA CAMPANHA

• Barrar a Reforma da Previdência e os ataques à Petros. Em defesa da aposentadoria e da Previdência Social!
• Defesa da Petrobras e das reservas de Petróleo, contra a privatização
e o desmonte.
• Impedir a venda das refinarias!
• Pela redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha.
• Nenhuma perda de direitos, empregos ou remuneração dos trabalhadores próprios, contratados ou do setor privado.
• Em defesa da realização dos concursos públicos.
• Contra o equacionamento, a perda da AMS, a política de remuneração variável, o Sistema de Consequências e as demissões.
• Defesa das liberdades democráticas, dos sindicatos, do direito à sindicalização e a liberdade de organização e de opinião. Abaixo a Medida Provisória 873!

Pautas da categoria para o ACT

• Em defesa dos empregos e contra
o assédio moral no Sistema Petrobras.
• Pela reposição da inflação e aumento real no salário base!
• Garantia de desconto da mensalidade sindical no contracheque e Cláusula de renovação automática do ACT!
• Nenhuma diferença entre as pautas deve ser motivo para impedir a
mais ampla unidade de ação da categoria. Buscar unificar a pauta e Mesa
Única com os dezoito sindicatos

FNP define plano de ação para campanha reivindicatória

• Jornal nacional com as resoluções do 12º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Petroleiros.
• Distribuição do material impresso em todas as unidades do Sistema.
• Reunião da direção da Federação Nacional dos Petroleiros para dividir a articulação política com as oposições;
• Proposta de entrega da pauta no dia 04 de junho com atos nas bases e a tentativa de articulação conjunta com a Federação Única dos Petroleiros;
• Enviar ofício para a empresa exigindo calendário para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho e a suspensão da venda das refinarias.
• Mobilizações nas bases na segunda quinzena de junho para exigir o início das negociações;
• Realização de assembleias para aprovação do plano de ação.
• Formação de comitês de base para construção da Greve Geral e da campanha salarial, a partir da primeira quinzena de maio.
• Aprovação de Estado de Greve e
início da Construção da Greve Nacional Petroleira.
• Participação na Plenária Preparatória da Greve Geral Nacional no dia 18 de maio.
• Apoio ativo à greve da educação.
• Construção da Plenária dos dezoito sindicatos por NENHUM DIREITO A MENOS, contra a privatização das refinarias e em defesa dos empregos e por PREÇOS MAIS BARATOS nos combustíveis!