AOS PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

Enquanto a marca de mortes lamentavelmente aumenta no Brasil, é preciso lembrar dos profissionais que estão nas trincheiras contra o coronavírus. No último dia 12 de maio, Dia do/a Enfermeiro/a, foram realizados atos em defesa dos profissionais da Enfermagem em diversos estados, como São Paulo, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Piauí. Em Belém (PA), enfermeiros fizeram um ato em frente ao Hospital Universitário João de Barros Barreto para demarcar: é preciso resguardar a vida de quem cuida dos pacientes de Covid-19.

Enfermeiros são uma das categorias mais atingidas. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, já são 12 mil enfermeiros, técnicos ou auxiliares infectados ou com suspeita de Covid-19. Chegamos à triste marca de 94 enfermeiros mortos, a maior taxa em todo o mundo, superando Estados Unidos, Itália e Espanha juntos. Sem equipamentos de proteção, submetidos a exaustivas jornadas de trabalho, esses profissionais tombam na linha de frente, em enfermarias, emergências, UTIs. Morrem exercendo o cuidado com a nossa saúde enquanto o presidente Bolsonaro segue com suas repulsivas declarações.

Enfermeiros, técnicos, auxiliares, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais. Essas categorias, que estão sendo violentamente atingidas pela pandemia, estão, em sua maioria, no Sistema Único de Saúde, o SUS. Apesar dos problemas que todos conhecemos na saúde pública, ela é a nossa defesa frente a uma epidemia que afeta a maior parte dos países. Apesar dos muitos pontos a melhorar, se não houvesse SUS, estaríamos submetidos a um regime ainda pior de doença e óbitos.

Vale lembrar: planos de saúde e hospitais privados recusam qualquer tipo de cooperação com o SUS. E em estados como Pará e Amazonas mandam seus clientes serem atendidos em hospitais públicos. As instituições que hoje lutam em busca de medicamentos contra o coronavírus são públicas. Diariamente, nos jornais, na tevê e no rádio, são pesquisadores de universidades federais e outras instituições públicas que orientam, estudam e buscam soluções. A vacina para a Covid-19, quando for descoberta, será fruto da pesquisa em instituições públicas, produzida e distribuída pelo SUS.