CAOS NO ALOJAMENTO DE URUCU (AM) É DENUNCIADO EM REUNIÃO DE SMS

Sindicato cobra solução da UN-AM para problemas na hospedagem dos(as) trabalhadores(as) e outras demandas da categoria

A situação precária a que estão submetidos(as) os(as) petroleiros(as) embarcados(as) foi destaque na reunião bimestral entre o Sindipetro PA/AM/MA/AP e representantes das gerências de SMS e RH (local e corporativo), realizada em 28/03.

A direção da entidade sindical protestou contra situações como: goteiras no teto molhando as camas por vazamento do ar-condicionado; revestimento de paredes soltando; deficiência no serviço de limpeza – acúmulo de mofo, poeira, teias de aranha, falta de troca do saco de lixo no descarte.

Além disso, a “economia” de energia elétrica de manterem ar condicionado dos quartos desligados antes do retorno das pessoas (almoço e fim do expediente) tem levado a outros problemas como: piso molhado, gerando risco de quedas; uso de toalhas úmidas pela falta de secagem adequada; pessoas com sintomas gripais sendo obrigados a tomarem banho gelado, entre outros problemas.

A representação da gestão da empresa admitiu que foram detectados problemas na última inspeção quadrimestral de risco sanitário e acertou com o Sindicato a realização de uma inspeção conjunta para verificação os pontos levantados. O RH informou, ainda, que há previsão de obras de revitalização dos alojamentos para 2024, ao que os dirigentes sindicais solicitaram que, na fase de projeto, seja realizada ampla consulta à categoria para que se permita a sugestão de melhorias.

Alimentação

A piora considerável da oferta de itens alimentícios aos empregados(as), sob a justificativa de promover uma “alimentação saudável” – mesmo quando a troca foi por produtos mais pobres nutricionalmente – conforme tratado em informativo anterior – também foi pautado no encontro. Foi solicitado, além disso, retorno do lanche intermediário às refeições, especialmente para o público das empresas contratadas.

Foi trazido pelo Sindicato, ainda, a problemática do impacto das mudanças recentes na dieta de lactantes. Outro ponto levantado foi a retirada dos frigobares dos quartos, que gerou problemas na conservação de medicamentos.

O RH se comprometeu a verificar com o setor de Saúde qual foi a interpretação das mudanças no padrão que ocasionaram as alterações do cardápio. Sobre necessidades especiais de dieta, foi sugerido que o(a) empregado(a) realize consulta com o setor médico para que seja emitida recomendação de alimentação customizada para cada situação.

Acidente no blower B da UPGN II

A direção do Sindipetro PA/AM/MA/AP registrou a preocupação com a quantidade de incidentes e acidentes e o grave potencial destes eventos, reforçando que no entendimento da entidade deve ser priorizada a participação, nas Comissões de Acidentes, de empregados que tenham familiaridade com a planta. Na comissão, o representante do o representante do Sindicato tem defendido a necessidade da ampliação da abrangência de soluções seguras para todos os disjuntores eletromecânicos.

Equipamentos de Proteção Individual

O Sindicato retomou a denúncia sobre a recorrente escassez de botas de cano longo e da opção de uniforme composto por calça e camisa ao invés de somente o macacão completo. A representação da gestão informou que foi criado um grupo com o ARM para regularizar o número de material e assim seja garantido o ressuprimento, mas que, por hora, estão sendo realizadas compras pontuais, com previsão de entrega da próxima no início de abril. Sobre a questão dos uniformes, o SMS informou que tem análise de que pode representar risco à segurança, porém se dispôs a aprofundar o debate.

É preciso respeito aos que constroem toda a riqueza da Petrobras!

Todo este quadro de precarização nas condições de trabalho da categoria é consequência direta da política privatista que as últimas gestões implementaram na direção da Petrobras. Sob respaldo desta visão neoliberal, a empresa cada vez gerou mais lucro para um punhado de acionistas privados (boa parte estrangeiros), hoje detentores da maioria de suas ações, enquanto entregou patrimônio público aos capitalistas e extorquiu o povo brasileiro com combustíveis e gás de cozinha a preços absurdos. Vencemos Bolsonaro nas urnas, em 2022, mas precisamos seguir a luta para neste novo governo derrotarmos definitivamente o bolsonarismo e a ultradireita na Petrobras e no país!