SINDICATO COBRA DA UN-AM SOLUÇÃO PARA TURBO COMPRESSORES

O Sindipetro PA/AM/MA/AP e os secretários-gerais da FNP, Adaedson Costa e Eduardo Henrique, se reuniram com a Gerência Geral e de Suporte Operacional da UN-AM em 25/09 para tratar dos problemas recorrentes do turbo compressor TS-C125201B de Urucu (AM) e outras pautas locais da unidade. Confira o relato abaixo:

Turbo compressores: a gestão se comprometeu a colocar o equipamento de volta à atividade apenas após cumpridas todas as recomendações do fabricante, com previsão de ocorrer na primeira semana de setembro.

Após diversas análises técnicas da Petrobras e do fabricante, foi apontado que o fator responsável pelos incidentes foi ter sido ultrapassado o tempo de uso máximo do casulo do equipamento. A gestão da UN-AM também informou que será antecipada a manutenção de 48.000 horas.

Reuniões locais: em relação às reuniões locais de RH e SMS com o Sindipetro PA/AM/MA/AP, o Gerente Geral se comprometeu com a participação de todos os gerentes de primeira linha da Unidade de Negócios nos próximos encontros, de modo a ampliar o espaço de escuta e resolução dos problemas cotidianos.

Atrasos e cancelamento de voos: o Sindicato cobrou medidas de assistência material aos trabalhadores(as) próprios(as) e terceirizados nos casos de alterações na programação original dos voos, nos moldes do previsto pelo artigo 26 da resolução 400/2016 da ANAC. A gestão se comprometeu a analisar o pleito e retornar em reunião posterior com alternativas.

Fim dos vetos à contratação de terceirizados: foi exigido pelo Sindicato o fim das perseguições a empregados contratados que lideraram movimentos reivindicatórios, como nas greves por atrasos de pagamentos e outras demandas trabalhistas. Atualmente há uma lista informal de bloqueios nas contratações por razões eminentemente políticas. A gestão informou desconhecer a prática.

Adicional de Permanência no Amazonas: o Sindicato solicitou que a gestão local colabore com a demanda de pagamento do Adicional a todos(as), unificando o valor pela faixa A da tabela. Os gerentes informaram que de fato são relativamente poucos os trabalhadores que não recebem o adicional atualmente por terem sido transferidos após 2019 para o Amazonas e que apoiam a reivindicação.

Concursos públicos: o Sindicato colocou a demanda de que haja ampla primeirização dos postos previstos nos planos de cargos da Petrobras. A gestão informou que tem sido consultada pelo RH sobre as necessidades de vagas e tem solicitado reforço no efetivo.

Frigobar nos quartos dos alojamentos: foi solicitado o retorno dos frigobares para os alojamentos, conforme era a prática há alguns anos. Quanto aos trabalhadores(as) que fazem uso de remédios que necessitem refrigeração, o Sindicato conquistou a garantia para fornecimento de alternativa no dormitório. Sobre a disponibilização para o público em geral, a gestão irá analisar a solicitação para apresentar proposta.

Compra das termelétricas da Eletrobras no Amazonas: o Sindipetro PA/AM/MA/AP informou sobre a reunião que será realizada em 11/09 entre a FNP e o Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Mauricio Tolmasquim, para tratar do assunto e pediu apoio à gerência da UN-AM para conquistarmos o retorno das usinas termelétricas Breitener Jaraqui e Tambaqui à Petrobras, garantindo a perenidade do contrato de compra do gás de Urucu que se encerra em 2030.

O Sindipetro PA/AM/MA/AP e a FNP seguem representando e defendendo a categoria petroleira na Amazônia. Juntos(as) somos fortes!