INDICAMOS REJEIÇÃO À 2ª PROPOSTA DA PLR 2023

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) está chamando os trabalhadores de todas as bases a rejeitar a última proposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2023, apresentada pela Petrobras nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024.

A proposta apresentada não atende aos pleitos dos petroleiros. Apesar de haver um avanço na relação piso/teto, ainda falta clareza sobre como se dará o pagamento da PLR para subsidiárias, no caso da TRANSPETRO.

Estima-se que o lucro da Petrobras gire em torno de R$ 120 bilhões, e está sendo destinado apenas R$2,8 bilhões à categoria, ou seja, 2,3% do lucro da empresa.

As regras da própria Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) do Ministério da Economia são de pagamento de PLR no menor valor entre dois parâmetros: 6,25% do lucro líquido ou 25% do que foi destinado aos acionistas. Nesse caso, seriam R$7,5 bilhões possíveis em PLR, valor 3 vezes maior do que os R$2,8 bilhões que a empresa pretende pagar.

O lucro do sistema Petrobrás é obtido dia a dia com o trabalho árduo de todos os empregados, aumentar o montante é algo mais do que justo para a categoria. Vamos rejeitar essa proposta. O calendário de assembleias será divulgado em breve.

(Com informações da FNP)