BOLSONARO E GUEDES QUEREM DESTRUIR A PETROBRAS

Quando as primeiras perguntas sobre economia foram dirigidas ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), as respostas não agradaram o mercado financeiro. Foi quando entrou em cena a figura de Paulo Guedes, assessor econômico que conduz programa do candidato, inclusive para a Petrobras. O boletim Petroleiros da Amazônia procurou, então, o Plano de Governo disponível no site do TSE sobre o assunto “petróleo e gás”.

Propostas do candidato da ultradireita visam entregar setor de óleo e gás às multinacionais estrangeiras

Um dos fundadores do banco Pactual, Paulo Guedes propõe uma agenda de privatizações como forma de capitalizar a economia. O banqueiro está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por fraudes em negócios com fundos de pensão, incluindo a Petros.

Em entrevista à Globo News, no dia 23 de agosto, Guedes se disse favorável à privatização de todas as estatais. Para ele, essa é uma forma de reduzir o endividamento público. “A União tem que vender ativo. A Petrobras vende refinaria. E o governo pode vender a Petrobras, por que não?”

A declaração causou impacto na campanha de Bolsonaro, que desautorizou seu assessor, defendendo a privatização das empresas estatais que deem prejuízo “ou até mesmo extinguir”. Em entrevista à TV Band, no dia 9 de setembro, Bolsonaro recuou, dizendo que o setor de geração de energia elétrica será uma exceção, assim como o “miolo” da Petrobras.

No plano de governo do candidato do PSL, Paulo Guedes busca a “competição no setor do óleo e gás, beneficiando os consumidores”. Para materializar a estratégia bolsonarista, o plano sugere que “a Petrobras deve vender parcela substancial de sua capacidade de refino, varejo, transporte e outras atividades onde tenha poder de mercado”.

Preços dos combustíveis: Guedes deve manter política de Temer

Para a política de gás natural, o plano de governo de Guedes fala em fim do monopólio da Petrobras e desestatização do setor, o que significa perda de importância da estatal e privatização – menos concursos públicos e mais terceirização. O plano ainda propõe livre acesso e compartilhamento dos gasodutos de transporte, independência de distribuidoras e transportadores de gás natural desatrelando-as dos interesses da Petrobras, além da criação de um mercado atacadista de gás natural.

Por fim, sobre política de preços, que determina os valores cobrados no litro da gasolina e diesel, por exemplo, o plano de Bolsonaro prevê a manutenção dos valores atrelados aos mercados internacionais, com flutuações “suavizadas” com mecanismos de “hedge apropriados”.

No dia 28, domingo, seu voto pode impedir que este projeto desastroso vença as eleições.

É hora da virada!