34º CONGRESSO REGIONAL APROVA UNIDADE E LUTA CONTRA A REFORMA

Petroleiros/as da ativa e aposentados se reuniram em Manaus (AM), de 12 a 13 de abril, para discutir o enfrentamento aos ataques do governo Bolsonaro contra nossa categoria e toda a classe trabalhadora.

O congresso aprovou um manifesto que defende a unidade da classe numa frente única permanente e de ação, com base em propostas comuns de mobilização. O texto aponta que as seguidas crises políticas no governo não cessam e a rejeição popular à reforma da Previdência só cresce.

Realizado em Manaus (AM), congresso discutiu alternativas aos ataques de Bolsonaro

“Essa situação é mais um elemento para impulsionar a Greve Geral. Não podemos permitir que as Centrais Sindicais majoritárias deixem esmorecer a luta, apostando em tentar ‘negociar’ sabe-se lá o quê com o governo”, afirma a resolução.

Foi aprovado no evento que a FNP envie um manifesto a todas as Centrais Sindicais para que convoquem já uma Greve Geral contra a reforma da Previdência, e deliberou que desde já que os/as petroleiros/as também atenderão a este chamado e cruzarão os braços em defesa da aposentadoria.

Também se deliberou pelo chamado aos 18 sindicatos e às demais entidades e organizações dos trabalhadores diretos do Sistema Petrobrás, terceirizados e do setor privado da indústria do petróleo para a realização de um calendário unificado imediato de mobilização, com assembleias e mobilizações em torno das propostas que nos unem.

Veja mais fotos do congresso:

Resoluções aprovadas no Congresso Regional

. Barrar a Reforma da Previdência e os ataques à Petros

. Defesa da Petrobrás e de nossas reservas contra a privatização e o desmonte. Fora Castello Branco!

. Em defesa dos concursos públicos e pela redução do preço dos combustíveis

. Nenhuma perda de direitos, empregos ou remuneração dos trabalhadores próprios, contratados ou do setor privado

. Contra o PED, pela aprovação da proposta alternativa, contra a perda da AMS, a ameaça à PLR, o sistema de consequências e as demissões

. Pela efetivação do direito à Aposentadoria Especial

. Defesa dos sindicatos, do direito à sindicalização e liberdade de organização e de opinião. Abaixo a MP 873

. Mesa Única com os 18 sindicatos nas negociações do ACT

. Contra a privatização das UTEs Jaraqui e Tambaqui, com sua incorporação total ao Sistema Petrobras

. Cancelamento da privatização da TAG, proprietária do gasoduto Urucu-Manaus

. Pelo retorno de férias sem folga negativa e com retorno em dia útil da escala de trabalho

. Manutenção das atividades de exploração de petróleo nas unidades existentes. Cancelamento da centralização na sede da companhia

. Chamamento à unidade na luta com o Sindipetro AM (FUP) contra a privatização da Petrobras, pelo ACT e contra a reforma, com calendário de atos conjuntos nas bases de ambos os sindicatos

. Criação da Secretaria de Diversidades na FNP, com cota de mulheres na direção executiva equivalente à proporção destas na categoria

Durante o regional, foram escolhidos os delegados que vão participar do Congresso Nacional, no Rio de Janeiro (RJ).