SINDIPETRO ENTREGA PAUTA DO ACT

A FNP protocolou, no dia 15 de maio, a pauta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), na Petrobras, Transpetro e demais empresas do Sistema. Aprovado durante o 12º Congresso da FNP, o texto foi referendado em assembleias pela categoria esta semana. Entre as bandeiras, está a manutenção do ACT vigente, sem retirada de direitos.

Organizações sindicais protocolaram, na Petrobras, a pauta construída durante o congresso da FNP

Os demais eixos dos petroleiros são a reposição da inflação e aumento real no salário base; a garantia de emprego; desconto das mensalidades dos associados no contracheque; combate ao assédio moral, sexual e punições no Sistema Petrobras; mesa única de negociação com os 18 sindicatos; e pela garantia de renovação do ACT enquanto não for aprovado novo acordo.

A entrega do documento foi adiantada para que as negociações se iniciem o quanto antes. Isso porque decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, deixou de garantir a renovação automática do acordo enquanto durar as negociações. A pauta foi assinada pela FNP e pelos sindicatos filiados.