UM NACIONALISTA A MENOS

Faleceu aos 103 anos de idade no último sábado, 6 de julho, o mais antigo sócio deste Sindicato, o senhor Nazaire Cordovil Barbosa.

Em mecanismo de busca na internet, encontramos, nos preâmbulos das sugestões feitas por ele à Assembleia Nacional Constituinte em 1987, uma mini auto-biografia que acreditamos que serve como testemunho histórico e justa homenagem:

“Nazaire Cordovil Barbosa, ex-combatente M.M. é um brasileiro, paraense que ao servir em navios da Marinha de Guerra, movidos a carvão; acreditou ser melhor eles evoluírem para o petróleo e seus derivados.

Que após o término da guerra, por ter participado de movimentos do ‘Petróleo é nosso’, foi envolvido em inquéritos, licenciado, condenado e preso por seus próprios companheiros de Marinha e Exército; seu crime: ter contrariado o pensamento da época que concluía ser contraindicado fazer ou participar de movimentos em favor de petróleo do Brasil.

(…) acredita ter dado uma pequena e humilde parcela em favor de um encontro do Brasil a sua autossuficiência de petróleo e por estar certo de que é um dos brasileiros que com muita consciência ajudou a defender esta liberdade e democracia em que vivemos”.

Após a expulsão da Marinha – mesmo com medalha de guerra de três estrelas pela participação na II Guerra Mundial na luta contra o Nazifascismo – Nazaire foi admitido na Petrobras como instrumentista.

Em pouco tempo, porém, perderia novamente o emprego com o golpe de 1964. Anistiado político, voltaria à empresa apenas após a ditadura militar.

Seguiu na luta por uma sociedade mais justa até o fim da vida, mantendo uma escola para crianças carentes na comunidade onde morava em Curuçá, no Pará. Pagava as professoras, os uniformes e o material escolar do próprio bolso.

Nazaire Cordovil Barbosa, presente!