SINDICATO PROTOCOLA PAUTAS LOCAIS EM DEFESA DA VIDA E DA SAÚDE DA CATEGORIA

O Sindipetro PA/AM/MA/AP enviou, na última sexta-feira (05/03), pautas de reivindicações para a direção regional das empresas do Sistema Petrobras na base de representação da entidade. Foram protocolados eletronicamente ofícios destinados à direção da Breitener, Petrobras e Transpetro, solicitando medidas urgentes para proteção da categoria frente à chamada “segunda onda” da pandemia da Covid-19 no país.

A média móvel de mortes de 1.540 óbitos nesta segunda-feira (08/03) representou o décimo dia seguido de recorde, demonstrando a falta de controle das infecções causadas pelo coronavírus no país, agravada pela circulação da variante P.1. A vacinação segue em ritmo lento e insuficiente para avançarmos para a imunidade coletiva. Os hospitais de todo o país enfrentam faltas de vagas em leitos clínicos e de UTI, projetando colapso iminente. Tudo isso diretamente relacionado às ações e omissões do genocida Bolsonaro e de governos estaduais e municipais.

Face a gravidade do quadro, o Sindicato solicitou, entre diversos outros pontos:

– Imediata disponibilização de máscaras para empregados(as) próprios(as) e contratados(as) com proteção mais efetiva (cirúrgicas, N95, PFF2 ou máscaras reutilizáveis com íons de prata);
– Adequação para o efetivo mínimo e seguro para atendimento às demandas essenciais da sociedade;
– Melhorias e ampliação do processo de testagem dos(as) trabalhadores(as);
– Teletrabalho para a parcela da categoria que não seja estritamente necessária a presença física nas unidades, com garantia de mobiliário ergonômico, equipamentos adequados, conexão à internet e reembolso de despesas;

Até o fechamento deste informativo, apenas a direção da Breitener havia respondido ao ofício do Sindipetro, agendando reunião para a próxima quinta-feira (11/03). Seguimos aguardando a manifestação da direção da UN-AM e da Transpetro, com prazo do fim desta semana (12/03).

Fazemos um chamado para que a categoria acompanhe as próximas publicações do Sindicato. Em breve serão convocadas assembleias para deliberar sobre mobilizações para pressionar pelo atendimento das nossas pautas. Em conjunto com os demais sindicatos da FNP – e da outra federação, precisamos construir um forte movimento nacional unificado para barrar as privatizações, defender uma Petrobras 100% estatal sob controle operário e a redução imediata dos preços dos combustíveis (fim do PPI).