Novos diretores da Petrobras prometem diálogo, mas a categoria precisa lutar para avançar na pauta

Em reunião presencial, FNP apresentou extensa lista com principais os problemas represados nas áreas de Exploração e Produção, Refino e Gás e na gestão de RH nos últimos anos; petroleiros aguardam a criação dos GTs

Na última quarta-feira (12/04), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se encontrou com os novos diretores da Petrobras para Exploração e Produção, Joelson Falcão Mendes; e Refino e Gás Natural, William França da Silva; além de Felipe Freitas, designado para o cargo de gerente executivo de Recursos Humanos (RH).

“Reiteramos aqui a independência e a autonomia da FNP em relação ao governo e à gestão da empresa e apresentamos nesse documento pontos essenciais que nortearão nossos debates com a gestão e com o governo e, sobretudo, nossas lutas em defesas dos direitos da categoria petroleira”, diz um trecho do preâmbulo do documento entregue em mãos aos três diretores.

Pautas da categoria petroleira da Amazônia em debate

O Sindipetro PA/AM/MA/AP, representado na mesa, trouxe tópicos regionais para a discussão. Entre elas, a necessidade de investimentos no aumento da produção de óleo e gás em Urucu (AM) após o abandono de investimentos com a política privatista do governo da ultradireita nos últimos anos, além da urgente melhoria das condições das instalações da planta e alojamentos.

Em relação à campanha exploratória na Margem Equatorial, o Sindicato cobrou que haja diálogo permanente com a representação dos trabalhadores sobre o andamento das atividades, o que não tem ocorrido. Além disso, manifestou divergência quanto à não realização de Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS), mesmo não obrigatória, de modo a permitir maior transparência de informações para a sociedade. Também foi defendida a reivindicação de que a futura operação seja realizada por mão de obra própria (transferências e concurso público) e com embarcações produzidas no Brasil.

Com respeito à situação de aposentados(as) e pensionistas e demais beneficiários da AMS e Petros, foi enfatizada a necessidade de retorno dos postos de atendimento presencial.

Balanço político

Para o secretário-geral da FNP, Eduardo Henrique, o saldo político foi a abertura de um canal de diálogo com os diretores de E&P, Refino e Gás Natural e com o novo gerente de RH.

O dirigente sindical também destaca a importância de organizar o calendário dos Grupos de Trabalho propostos pela Federação à Petrobras. “A demanda imediata é que se efetivem os GTs, apresentando a agenda e a pauta que eles pretendem esmiuçar, para que os problemas possam ser atacados e resolvidos assertivamente por lá. São muitas as demandas, mas que eles comecem por algum lugar e apontem o que pretendem resolver.”

Confira na página da FNP (fnpetroleiros.org.br) a cobertura completa das reuniões desta semana.

(Com informações da FNP)