SINDICATO PARTICIPA DE AUDITORIA DE AERONAVES QUE ATENDEM VOOS DE URUCU

No início deste mês, o Sindipetro PA/AM/MA/AP participou de auditoria externa da empresa Rina Brasil Servicos Técnicos que averiguou as condições dos aviões da empresa Voepass que atendem ao contrato de transporte para a província de Urucu (AM).

A equipe da avaliadora foi composta por equipe multidisciplinar de auditores. O responsável pela área de mecânica de aviação realizou ações como a abertura da carenagem da aeronave, observação de possíveis trincas na fuselagem e vazamento de óleo, verificação de parafusos e abraçadeiras utilizadas, checagem de iluminação, instalações elétricas etc.

Outro profissional verificou a documentação: equipamentos com horas máximas de voo a vencer – como o gerador que será substituído em maio; registro de notas fiscais de troca de peças do avião e com quantas horas foram substituídas, as ordens de serviço destas e seus registros na aeronáutica.

Foi realizado um voo com toda a equipe que acompanhou a auditoria presente na cabine de pilotagem (RINA, equipe da Petrobras e Sindipetro) para averiguação, entre outros itens, da potência do motor durante decolagem e aterrisagem, testes de frenagem, entre outros.

Foram examinadas as duas aeronaves que atendem ao contrato. A titular foi aprovada em todos os testes, porém a reserva apresentou problema no ar-condicionado, o que ocasionou a determinação, pela Petrobras, que o aparelho somente seja utilizado após o conserto deste item – o que já foi realizado.

Ao final, houve apenas um item pendente da auditoria, porém não era referente a questão de segurança de voo. Na reunião de avaliação entre Sindicato e equipe da Petrobras, no qual a entidade sindical manifestou preocupação sobre os constantes problemas no sistema de computação de bordo.

A próxima auditoria realizada em conjunto com a Aeronáutica e com participação do Sindipetro, que ainda ocorrerá este ano, prevê a desmontagem de todo avião (inclusive motores).

Foi acordado com o sindicato que, em caso de duas panes na mesma tentativa de decolagem, seja suspenso o voo no mesmo dia e que o avião seja recolhido para o hangar para uma avaliação mais pormenorizada.

Reconhecemos o esforço da gestão da Petrobras em ampliar a transparências das informações, de modo a colaborar com a tranquilização dos(as) trabalhadores(as) ao embarcarem nos voos oferecidos pela companhia. Solicitamos que a categoria esteja alinhada com o Sindipetro PA/AM/MA/AP para juntos atuarmos por condições seguras para todos(as).