Carta urgente à categoria petroleira da Amazônia

EM DEFESA DO NOSSO SINDICATO!
FUP TENTA TOMAR REPRESENTAÇÃO DO SINDIPETRO PA/AM/MA/AP NO AMAZONAS

O outro sindicato categoria petroleira no AM, filiado à FUP e CTB, partiu para o desespero após ver a Reman privatizada sem qualquer luta relevante e após frustrada a expectativa da reestatização que prometia em caso da derrota de Bolsonaro. Enquanto isso, fizemos no limite dos nossos esforços financeiros, uma grande campanha na base e de mídia: “Urucu é do Brasil”, pautando local e nacionalmente a necessidade de defesa do nosso patrimônio. Sobrevivemos à privatização!

Com a entrega da Reman este ano, o outro sindicato entrou com ação na Justiça do Trabalho pleiteando a representação dos(as) petroleiros(as) de todo o estado do Amazonas, buscando assim a intervenção da justiça burguesa para impedir a histórica representação do Sindipetro PA/AM/MA/AP (FNP) no E&P. Nossa entidade sindical esteve lado a lado da categoria desde as campanhas exploratórias em toda a região amazônica à descoberta do primeiro óleo de Urucu, e desde então são mais de três décadas organizando a luta pelos direitos de próprios e contratados.

O jurídico do nosso Sindicato tem atuado de maneira firme para defender os interesses da categoria, demonstrando nos autos a legitimidade jurídica e política desta entidade para seguir organizando as lutas da categoria. Sempre respeitando a representação da outra entidade no setor de refino e destilação, conforme sua origem e tradição.

A recente decisão desfavorável em primeira instância, que negligenciou a jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho quanto à predominância do critério da especificidade da atividade profissional, será questionada por meio dos recursos cabíveis em todas as esferas judiciais até o trânsito em julgado.

Temos certeza que, ao fim do processo, justiça será feita. Que sejam bem-vindos todos(as) os companheiros(as) da Reman que passarão a integrar nossa base de representação. E que os oportunistas que querem destruir o Sindipetro PA/AM/MA/AP aprendam e se enquadrem à nossa prática de um sindicalismo classista, democrático e independente de governos e patrões.

Manaus, 22 de agosto de 2023
Diretoria Colegiada do Sindipetro PA/AM/MA/AP