ACT SISTEMA PETROBRAS – PROPOSTA NEGA EXTENSÃO PARA AUXÍLIO AMAZÔNIA E UNIFICAÇÃO DE TABELAS

Na reunião de hoje (09/10) da FNP com a Petrobras, a direção da empresa apresentou sua proposta para o Adicional de Permanência no Amazonas. Ainda que seja importante retomar a isonomia do Adicional para todos(as) que estão lotados no estado, a proposta é muito insuficiente em relação a nossa pauta!

Entenda:

• O reajuste, assim como no caso dos salários, não repõe o 1% de inflação não paga em 2019 e o 2,94% do congelamento de 2020;
  • Foi rejeitada na proposta a ampliação da regionalidade do acordo para toda a região da Amazônia Legal, abrangendo os estados do Pará e Maranhão – onde já existem terminais da Transpetro; além do Amapá – visando os futuros trabalhadores da Margem Equatorial;
  • Não foi contemplada a unificação da tabela, pois hoje o “nível A” da tabela é de R$ 4.777,04 (Gerente Geral). Com o reajuste proposto, iria a R$ 5.045,03. Isso é muito acima do que é pago ao “chão de fábrica”. Isonomia já!

Segundo o proposto, o pagamento pela Petrobras se daria a partir da data de vigência do ACT (retroativo a 1º de setembro) e reajuste com inflação IPCA (4,61%) e 1% de ganho real. A categoria petroleira da Amazônia merece muito mais, vamos à luta!