A CATEGORIA PRECISA E A PETROBRAS PODE MAIS! REJEITAR A PROPOSTA E AVANÇAR NA CAMPANHA DO ACT

O Sindipetro PA/AM/MA/AP e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) entendem que a Petrobras precisa apresentar uma nova proposta que avance no reajuste salarial, AMS e outros pontos estruturais. Por isso, indicamos a REJEIÇÃO à 3ª contraproposta das empresas do Sistema Petrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2024, apresentada em mesa de negociação nos dias 13 e 14/11, cuja minuta final foi entregue em 21 de novembro.

Ainda que a FNP reconheça avanços importantes nessa terceira contraproposta, o seu conteúdo, no entanto, não corresponde às expectativas depositadas no novo governo Lula e não repara todo o estrago das gestões da estatal durante os governos Temer e Bolsonaro (2016-2022);

Entenda os motivos:

– Proposta econômica: reposição da inflação (4,61%/IPCA) + 1% de “ganho real” na RMNR em 2023 e a mesma fórmula para 2024, insuficiente para cobrir as perdas de 2019 (1,13%) e 2020 (2,44%); discrimina ainda aposentados não repactuados, que também necessitam ter reparação de seus benefícios;

– Abono: proposta bianual significa nenhum abono em 2024. Previsão da soma dos valores a serem pagos no ACT de 2023 é de 0,5% do que foi distribuído aos acionistas em 2022;

– Custeio da AMS: mantém a relação 60/40, com inclusão de condicionante em caso de mudança das resoluções CGPAR e comissão tripartite com empresa e SEST. Defendemos que a categoria enfrente o governo federal para que derrube já os limitadores desta legislação bolsonarista!

– Margem consignável da AMS: manutenção da margem de 30%. É preciso voltar para os 13% históricos!

– Banco de horas: mudança de fórmula, mas manutenção de sua existência para regimes especiais;

– Adicional Amazonas: conquistamos o retorno do pagamento para todos e exclusão da menor faixa, representando aumento substancial para a base da categoria, mas precisamos avançar para a eliminação das “castas”, com unificação pelo maior faixa e extensão para toda a Amazônia Legal;

Entendemos que a luta apenas começou. A “primeira última proposta” não representa o esgotamento da capacidade de luta da categoria. Pelo contrário, agora é que começa a verdadeira campanha do ACT 2023.

A categoria de conjunto (ativa, aposentados e pensionistas) foi severamente atacada nestes últimos anos e tem grande expectativa que Jean Paul Prates e Lula cumpram com a promessa de enterrar o entulho bolsonarista na Petrobras. Isso começa pelo ACT: reparação, já! A luta continua!

(Com informações da FNP)

Um Comentário

1. SEMPRE FOI DIFÍCIL AS NEGOCIAÇÕES DOS ACORDOS COLETIVOS, VIVI ISSO DURANTE 32 ANOS HOJE ME ENCONTRO APOSENTADO E CONTINUAMOS NA MESMISE DE SEMPRE, MUITO PIOR AINDA ÁGORA NA ATUALIDADE O QUE NÓS APOSENTADOS ESTAMOS VIVENDO, PAGAMOS DURANTE ANOS NOSSA PREVIDÊNCIA PRIVADA PARA TERMOS A TRANQUILIDADE NA NOSSA VIDA COMO APOSENTADO E PELO CONTRÁRIO, ESTAMOS SENDO PENALIZADOS PAGANDO UMA CONTA QUE NÃO É NOSSA, DIANTE DE TUDO ISSO TEMOS QUE NOS MOBILIZAR COMO SEMPRE FIZEMOS QUANDO NA ATIVA, PARA CONSEGUIR MELHOR ACORDO COLETIVO, VAMOS PRA LUTA OU MUITO EM BREVE ESTAREMOS TODOS LASCADOS COM ESSES DESCONTOS ABSURDOS QUE SÃO OS EQUACIONAMENTO.