Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN)

Sindipetro PA/AM/MA/AP 60 anos

Na documentação da extinta Divisão de Informações (Divin) da Petrobras foi entregue pela empresa estatal em 2013 à custódia do órgão federal, vinculado ao Ministério da Justiça. O acervo cobre um período de 30 anos (1962-1992), englobando, portanto, os anos da ditadura civil-militar (1964-1985), durante os quais a Divin era encarregada de fazer investigações políticas dos empregados da Petrobras. Nos arquivos selecionados para esta página, estão fichas de investigação, relatórios e demais documentos elaborados pela ditadura civil-militar para espionar e reprimir as liberdades democráticas no país. Registre-se que, mesmo após seu encerramento, os órgãos de espionagem continuaram e seguem produzindo material de investigação sobre as ações políticas da categoria e seus sindicatos.

Década de 1960

Década de 1970

Década de 1980

Década de 1990