Sindipetro PA/AM/MA/AP – 56 anos de lutas

No dia 2 de fevereiro de 1962, em Belém, foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo do Pará (atual PA/AM/MA/AP). Logo após o golpe civil-militar de 1º de abril de 1964, a ditadura cassa os mandatos de suas lideranças, demite e prende seu presidente e dirigente histórico, Carlos de Sá Pereira.

Com a retomada das lutas dos trabalhadores no fim do regime militar, o Sindicato volta a ser dirigido por setores combativos. O início da produção da província de Urucu, a mudança de setores administrativos para Manaus e novas atividades da Petrobras no Amapá e Maranhão estendem a área territorial do sindicato ao atual estágio.

Nas últimas três décadas, os/as petroleiros/as da Amazônia e as seguidas direções à frente da entidade enfrentaram os ataques dos seguidos governos: Sarney, Collor, Itamar, FHC, Lula, Dilma e agora Temer.
Nesta data comemorativa parabenizamos os associados da ativa e aposentados que construíram este patrimônio da classe trabalhadora.

Se hoje o Sindipetro PA/AM/MA/AP tem reconhecimento regional e nacional, é por nunca ter abandonado a luta pelos direitos e contra as seguidas tentativas de desmonte e privatização da Petrobras. Juntos somos mais fortes. Até a vitória, sempre!

Carlos de Sá Pereira