Editorial – Eleição do CA da Petrobras

A lei da participação dos trabalhadores nos Conselho de Administração (CAs) das empresas públicas de 2010 (governo Lula) foi mais uma medida de pseudo avanço em relação às verdadeiras demandas da classe trabalhadora.

Enquanto historicamente as lutas operárias visavam o controle das empresas por parte da base do chão da fábrica (autogestão), a lei autorizou apenas um representante eleito no CA.

No entanto, a mesma regra veda sua participação em “matérias como discussões e deliberações sobre assuntos que envolvam relações sindicais, remuneração, benefícios e vantagens, (…) previdência complementar (…), hipóteses em que fica configurado o conflito de interesse”(!).

Enquanto isso, os representantes dos acionistas atuam contra os trabalhadores sem qualquer restrição!
Postas as devidas reflexões, a eleição para o CA da Petrobras está aí. Temos 1 vaga em 10 conselheiros. Nosso representante pode solicitar informações e discutir com a categoria os direcionamentos estratégicos da empresa.

O candidato da FNP e Aepet (Christian Queipo) disputa contra Danilo da FUP, ex-diretor da Petros indicado pela gestão petista numa das gestões que afundaram o nosso plano.
De 3 a 11 de março, vote Christian Queipo, 1961, para fortalecer a luta contra as privatizações!