DERROTAR A ESCALADA AUTORITÁRIA, NAS RUAS E NAS URNAS!

Contra a ameaça ditatorial, votar 13 – sem ilusão e sem baixar a guarda

A atual gestão do Sindipetro PA/AM/MA/AP sempre respeitou a opinião de cada associado, visto que jamais a atrelamos nossa atuação a disputas partidárias. E assim seguiremos fazendo.

Neste segundo turno, entretanto, estão em jogo não só o futuro da Petrobrás e da Petros, do Pré-sal e dos petroleiros, mas também as mínimas liberdades democráticas, a possibilidade de seguirmos nos organizando e expressando nossas opiniões – o direito de defendermos nossos direitos!

Sindipetro se posiciona contra a possibilidade de um regime ditatorial no Brasil.

Partindo desta compreensão, cerramos fileiras contra a eleição de Bolsonaro, não só por todo o atraso ideológico, político e econômico que representa, mas principalmente porque não podemos vacilar em impedir uma escalada ditatorial. Por outro lado, não nos iludimos com discursos eleitorais nem programas de governo daqueles que já demonstraram práticas distintas.

Qualquer que seja o resultado das urnas, certamente o próximo governo vai querer continuar a Reforma da Previdência, o pagamento da “Dívida”, os privilégios para os políticos, a corrupção com os grandes empresários, o desmonte da Petrobrás e da Petros, os leilões de mais reservas e o ataque ao nosso ACT.

Nenhum governo teve ou terá nosso apoio e desde já declaramos que não negociaremos ou aceitaremos nenhum cargo de gestão em qualquer instância. Manteremos nossa autonomia política e seguiremos mobilizados.

Entretanto, não temos dúvida que a ascensão de Bolsonaro à Presidência e ao comando das Forças Armadas pode significar uma nova e terrível era para o país, em especial para a classe trabalhadora e setores oprimidos. Lembremos que a categoria petroleira foi uma das mais atacadas e perseguidas durante a ditadura militar (1964-1985).

Este é um risco que não podemos correr e, por isso, chamamos as petroleiras e os petroleiros da ativa e aposentados, próprios e terceirizados, do setor estatal ou privado, a VOTAR 13 contra esta escalada autoritária e – antes e depois da eleição – somarem-se à luta junto com o Sindicato.

Direção colegiada do Sindipetro PA/AM/MA/AP