PETROS: PETROLEIROS/AS DEBATERAM SAÍDAS PARA O PLANO

Cerca de cem empregados da ativa, aposentados e pensionistas lotaram o auditório da Ambep em Belém (PA) na quarta-feira (26/9) para avaliar as alternativas ao futuro do Plano Petros do Sistema Petrobras (PPSP).

O evento contou com a participação do secretário geral da FNP, Adaedson Costa, e do diretor da Secretaria de Aposentados da Federação, Roberto Ribeiro. Também compuseram a mesa expositora Emídio Rebelo, representante da Ambep Belém, e Agnelson Camilo, diretor-secretário do Sindipetro PA/AM/MA/AP.

No auditório da Ambep, em Belém (PA), a atividade foi pautada por proposta das entidades representativas da categoria para manter plano de Benefício Definido

Durante a plenária, frisou-se que o Plano de Equacionamento do Déficit (PED) tem massacrado 72% dos participantes, os quais não foram atingidos pelas liminares de suspensão das cobranças extraordinárias. Ainda assim, as direções da Petrobras e da Petros planejam o lançamento de um “Petros 3”, de Contribuição Definida (CD), com
contrapartidas inaceitáveis como desistência das ações de cobrança das dívidas da patrocinadora.

Um possível novo plano CD deixaria todos os riscos sob responsabilidade dos participantes e assistidos. Foi esclarecido que para evitar a destruição completa do PPSP será necessária a apresentação de uma alternativa viável em que o esforço dos participantes e a contrapartida da patrocinadora atinjam valor suficiente para equilibrar o plano.

Entre as medidas consensuais do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros estão o aumento de 30% na contribuição ordinária, reajuste dos benefícios pelo IPCA deduzido de 2,5% por 5 anos, desconto de 20% no pecúlio e a criação de contribuição de 50% sobre o 13º salário por 10 anos.

Durante a plenária, foi garantido que serão mantidas as ações promovidas pelas federações, sindicatos e associações que cobram dívida da Petrobras com o plano. A próxima reunião do Fórum será em 9/10, tendo como objetivo discutir os próximos encaminhamentos.