Benzeno não é medido desde junho de 2018

Desde o mês de junho do ano passado, a medição de benzeno nos ares da Província do Urucu não é realizada pela Petrobras. Os testes são obrigatórios, uma vez que o benzeno é prejudicial à saúde, podendo causar até  mesmo câncer. O risco, porém, vem sendo ignorado pela direção da Petrobras.

Para a realização da medição, o equipamento demanda tubetes e o gás padrão fazer a comparação. Mesmo após a demora, os tubetes foram desembarcados no Urucu, mas o gás padrão não, o que impede a realização dos testes. Operadores estão preocupados com os riscos associados a uma possível concentração do agente.

O benzeno é subproduto da cadeia produtiva do Petróleo. E, por ser prejudicial à saúde, sua gestão é regida pela legislação. Assim, as medições devem ser realizadas inclusive com anuência do sindicato. Mas a Petrobras nunca realizou tal procedimento.

Alertamos para os altos riscos a que os trabalhadores estão expostos no Urucu. A gerência de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) ignora o problema. O Sindipetro PA/AM/MA/AP denuncia o cenário e exige que a regra seja cumprida, conforme a legislação brasileira.

A denúncia será levada à mesa de acompanhamento do ACT este mês

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *