SEMINÁRIO DA FNP DEBATE ESTRATÉGIAS PARA A GREVE

Contra a tentativa de destruição do ACT e a continuidade da venda de ativos por parte direção da Petrobras, a direção da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) promoveu, nos dias 2 e
3 de agosto, seu Seminário de Greve, visando organizar a categoria para a paralisação nacional.

Direções sindicais e oposições se reuniram para traçar os caminhos da luta pelo ACT e contra as privatizações (Foto: FNP).

A reunião, realizada no Rio de Janeiro (RJ), formulou uma série de diretrizes que podem ser sintetizadas na seguinte orientação: “Essa é uma greve em defesa de nossas vidas!”.

Dada a recusa da gestão Castello Branco/Bolsonaro em negociar um acordo justo com os/as petroleiros/as, para a FNP a greve se impõe ainda no mês de agosto.

“Temos visto uma contínua redução do efetivo, sucateamento dos equipamentos com aumento do risco operacional e de recorrentes acidentes”, ressaltou proposta aprovada no evento, relacionada ao contexto de privatização do Sistema Petrobras.

Foi por isso a decisão, durante o encontro, que se intensifiquem reuniões e atos locais em todas as bases pelo país. Além disso, nas entradas de unidades da Petrobras, devem ser realizados manifestações que possam denunciar as cláusulas rebaixadas que a empresa quer empurrar goela abaixo dos petroleiros.

O seminário definiu como objetivo articular a categoria nacionalmente, convocando associações profissionais e petroleiros/as aposentados em defesa dos direitos da categoria. O Seminário contou ainda com programação de discussão jurídica com sobre de aspectos legais da greve, alterações na CLT e outros assuntos relacionados, com participação da advogada do sindicato, Ana Virgínia.

Petrobras marca nova reunião para discutir ACT

A Petrobras enviou mensagem às entidades sindicais, agendando uma nova reunião para quinta-feira, 8 de agosto, às 16h. A categoria espera que haja verdadeira disposição para a negociar, mas a realidade tem sido bem diferente.

A postura da gerência de Gestão de Pessoas tem sido de enrolar e ignorar nossa pauta, que foi entregue em 15 de maio. No próximo período, as organizações sindicais deverão realizar seminários regionais de Greve para discutir com as bases como se dará o movimento em cada local. A validade do atual ACT é dia 31 de agosto e a contagem do tempo joga contra nossos interesses.

Nesse entretempo, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) deverá realizar seminário conjunto com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) para equalizar diretrizes rumo de à paralisação geral contra as cláusulas propostas da Petrobras, já alinhadas à Reforma Trabalhista em implementação no Brasil.