PETROBRAS ENROLA CATEGORIA PARA ASSINATURA DO ACORDO COLETIVO

Conforme regulamente procede a cada negociação do ACT, todos os sindicatos filiados à FNP oficiaram à própria Petrobrás e subsidiárias a dis­posição de assinar o dispositivo ACT, informando o resultado das assem­bleias que apreciaram a nova e quinta proposta que o TST apresentou e a di­reção da Petrobrás acolheu como sua.

Qual o interesse da gestão Bolsonaro/Castello Branco em tentar jogar a categoria contra os sindicatos da FNP? (Foto: FNP)

Conforme havia recomendado o juiz mediador do TST, reafirmando a mesma posição em sua resposta ao ofício da FNP, cabe à direção da Petrobrás garantir a assinatura da quinta proposta por todos os sindica­tos para não perturbar a paz e evitar a litigância, especialmente porque a categoria, em novas e livres assem­bleias decidiu por assinar o ACT.

É importante lembrar que na úl­tima sexta-feira (8), último dia de realização de assembleias nos sindi­catos filiados à FNP (Federação Na­cional dos Petroleiros) para votação do ACT, a Petrobrás foi informada sobre os resultados.

No documento enviado à empresa, a FNP exigiu que a data para a assina­tura do acordo seja marcada o quanto antes e solicitou que a cópia da mi­nuta do ACT seja enviada aos seus sindicatos filiados com antecedência de 24h da data da assinatura do ACT.

No entanto, até o momento, não houve qualquer manifestação da di­reção da empresa.

Confira teor da carta enviada pelo Vice-Presidente do TST ao Presiden­te da Petrobras:

“Cumprimentando-o cordialmen­te, noticio que fui informado de que a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PE­TROLEIROS apresentou ofício reque­rendo que fossem estendidas as mes­mas condições previstas nos acordos firmados com as entidades sindicais vinculadas à Federação Única dos Pe­troleiros, no âmbito do Procedimento de Mediação Pré-Processual n° TST­-PMPP-1000620-09.2019.5.00.0000.

Registro que, conforme consignado naqueles autos, na decisão que promo­veu a extinção do feito foi apresentada proposta no mesmo sentido solicitado no ofício supra mencionado.

Assim, nos termos da referida proposta, considero importante o atendimento da extensão solicitada pela FEDERAÇÃO NACIONAL DOS PETROLEIROS em relação às enti­dades sindicais vinculadas, de modo que peço a boa vontade da empresa em relação ao aludido pleito, prin­cipalmente para a garantia do fim maior pretendido por esta Vice-Pre­sidência (…) MINISTRO RENATO DE LACERDA PAIVA”.

(* Fonte: FNP)