PETROBRAS SEGUE ATAQUES, AGORA NA PLR E TABELA DE TURNO

Durante reunião de negociação nesta sexta-feira (29), a gestão de RH da Petrobrás apresentou um novo regramento para o pagamento de PLR, bem abaixo do apresentado em 2018 e que na prática extingue a PLR, abandona toda construção histórica sobre o tema, divide a força de trabalho (excluindo os que possuem função gratificada) e desatrela seu valor do Lucro Líquido da companhia, estabelecendo um teto de uma remuneração por empregado.

Diante disso, a FNP defendeu o resgate do que já existe acumulado sobre o tema (relação piso/teto, atrelamento ao lucro líquido, etc.) e se comprometeu a enviar uma contraproposta para a empresa.

Sobre a tabela de turno, a empresa se negou a estabelecer um prazo para a consulta a base, encerrou as negociações e definiu que irá iniciar a votação das novas tabelas a partir do dia 7 de dezembro. A empresa também não se posicionou quanto a apresentar solução para o possível passivo trabalhista que o tema pode gerar.

Ainda na mesa de negociação, a FNP ressaltou a importância dos trabalhadores participarem do processo de construção ou alteração de qualquer tabela, principalmente aqueles atingidos pelo efeito da implantação da nova tabela de turno, uma vez que o trabalho de turno é penoso, sobretudo, realizado em condições insalubres e periculosas, muitas vezes afeta até as condições de saúde mental do operário.

Nesse contexto, vale lembrar que nas últimas negociações, em todas as mesas, a direção da Petrobrás não abriu espaço para debate, muito menos estabeleceu um processo de negociação digno do nome. Depende da direção da empresa, então, mudar seu posicionamento para que o debate sobre as tabelas de turno seja feito democraticamente, com a participação da categoria.

(* Fonte: site da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP)