SINDIPETRO SE REÚNE COM RECURSOS HUMANOS DA BREITENER

Nesta semana (17/04), o Sindicato se reuniu com a nova responsável pelo setor de Recursos Humanos da Breitener para tratar de diversas demandas que vinham sendo negligenciadas pela direção da empresa no último período. Foram vários pedidos de reunião com a entidade sindical nunca respondidos, o que vinha gerando apreensão quanto à prática de relações sindicais da nova gestão da empresa.

No encontro, realizado na UTE Tambaqui e de forma online, os diretores da entidade trouxeram uma extensa pauta, cujo resumo das tratativas pode ser encontrado abaixo:

Banco de horas: empresa manifestou interesse em sanar saldos negativos e positivos, porém o Sindicato informou que deve ser cumprido o que está disposto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Tanto em relação ao regime administrativo, quanto para os engajados no regime de turno ininterrupto de revezamento, que devem ser corretamente pagos pelas horas extras realizadas em especial as horas extras da jornada de 12h. A Breitener se comprometeu a trazer na próxima reunião, em maio, uma alternativa que contemple o horário flexível e o banco de horas.

Divergência nos valores dos salários: empresa exibiu memória de cálculo aplicada após ACT, porém o Sindicato informou que é preciso que haja espaço para os(as) trabalhadores(as) possam esclarecer suas dúvidas, sendo acompanhados por um representante da organização sindical;

Reuniões de acompanhamento de ACT: ficou estabelecido o agendamento das reuniões trimestrais, iniciando em maio;

Demissões: empresa confirmou 4 demissões após “análise de perfil”, porém informou não possuir plano de reestruturação e que o modelo de gestão será baseado em “análise de desempenho”;

Acesso de dirigentes sindicais à unidade: Sindicato informou que dirigente estavam tendo acesso barrado nas unidades. Direção da empresa solicitou que haja aviso prévio para permissão de acesso;

Atitudes antissindicais: Sindicato denunciou que estavam sendo realizadas consultas diretas à força de trabalho sobre questões trabalhistas e que a empresa deve prezar pelo diálogo com a entidade sindical;

ACT 2023-2024: Empresa informou ter interesse em realizar ajustes no acordo bianual atual, iniciando discussão a partir de junho. Sindicato informou que irá realizar discussão com a base para apresentação de pauta de reivindicações;

Plano de cargos: Sindicato solicitou informações sobre Plano de Cargos e Salários, visto que com a extinção do plano anterior, até hoje a categoria não sabe onde está cada um está enquadrado(a). Empresa informou que o modelo não se aplica a seu modelo de gestão de mercado, contando apenas com estrutura salarial por posição ocupada na companhia;

Ambiência: Sindicato expôs clima de apreensão na categoria com transição de gestão para a iniciativa privada. Empresa informou que irá verificar como tratar esta demanda por meio de plano de ação para ampliar o diálogo com os(as) trabalhadores(as);

PLR: Sindicato solicitou informações sobre o pagamento, referente ao exercício 2022. Empresa informou que deve fechar o balanço em abril, podendo ser paga em maio, porém não se comprometeu.

O Sindipetro PA/AM/MA/AP vai continuar tratando com a nova gestão da Petrobras sobre a necessidade da reestatização da Breitener. Porém, simultaneamente a esta luta, é fundamental que todos(as) estejamos unidos(as) com o Sindicato na luta para manutenção dos empregos e dos direitos nesta nova gestão que assumiu a empresa. Juntos(as) somos mais fortes!