FNP REALIZA CONGRESSO NACIONAL

Entre os dias 2 e 5 de maio, será realizado o 12º Congresso da Federação Nacional dos Petroleiros, no Rio de Janeiro (RJ). Com o tema “A tragédia das privatizações, de Brumadinho à entrega do Pré-Sal”, o evento busca a construção de uma unidade de ação entre os trabalhadores e suas organizações na defesa dos direitos da sociedade e das riquezas brasileiras.

As discussões ocorrem num contexto de crise. O governo empreende uma série de ataques, como a reforma da previdência, a privatização do Pré-Sal, das subsidiárias e refinarias da Petrobras, além de outras estatais. Outros alvos do governo Bolsonaro são os fundos de pensão como a Petros e os planos de saúde das estatais.

Com o objetivo de reagir a esse cenário, a programação dos quatro dias inclui plenárias e painéis sobre a conjuntura, reuniões entre assessorias jurídicas sindicais e palestras sobre temas como combate às opressões e a mobilização a partir das redes sociais. No dia 5, o congresso será encerrado com a assembleia geral para as deliberações e eleição da nova diretoria da Federação Nacional dos Petroleiros.