CONHEÇA AS PROPOSTAS DA CHAPA UNIDOS EM DEFESA DA PETROS

Participe das eleições para o conselho deliberativo e fiscal para a garantia de direitos e em defesa da Petrobras

1. Aprovar um plano alternativo do grupo de trabalho que irá eliminar a necessidade do atual e dos futuros equacionamentos no plano;
  2. Atualizar e modificar o estatuto da entidade para garantir a eleição de metade da diretoria, ou seja, da Diretoria de Seguridade – DISE e da Diretoria de Administração Financeira, aumentando a representatividade. Outra questão fundamental é a implantação dos Comitês Gestores por plano, em que os participantes e assistidos terão representantes eleitos nesses comitês para acompanhar a gestão de cada plano.
  3. Ampliar a atuação no Comitê de Investimentos e mudar a composição do órgão;
  4. Realizar reuniões periódicas com prestação de contas dos mandatos dos Conselheiros, ouvindo questionamentos e sanando as dúvidas dos participantes e demais assistidos;
  5. Implantar na Petros uma assessoria econômica aos participantes e aos assistidos na área de Planejamento Orçamentário Familiar, com foco nos empréstimos;
  6. Melhorar e qualificar a formação de lideranças e dos participantes e assistidos, por meio de cursos à distância (Educação à Distância) e palestras presenciais;
  7. Implantar no Plano Petros 2 (PP2) a opção de perfil de investimentos para que seus participantes e assistidos possam escolher onde e como investir melhor os seus recursos financeiros;
  8. Orientar e instruir os participantes e assistidos com relação a necessidade da adesão a proposta dos novos Planos Petros, evitando à adesão ao Plano Petros 3 (PP3).

O momento é de unidade em defesa da Petros

Está em curso a eleição dos petroleiros que vão compor os Conselhos Deliberativo (CD) e Fiscal (CD) da Petros. Com o objetivo de garantir os direitos já adquiridos e diminuir o impacto financeiro aos participantes do plano, a chapa “Unidade em Defesa da Petros” reúne sindicalistas experientes e historicamente comprometidos com a categoria.

Órgão máximo da Petros, o Conselho Deliberativo define a política de investimentos a serem realizados com recursos dos participantes e assistidos dos planos. O CD é composto por seis conselheiros e seis suplentes, sendo três duplas indicadas pelos patrocinadores e três eleitos pelos participantes. Já o Conselho Fiscal é responsável por fiscalizar os atos da diretoria, do CD e de todas as áreas administrativas. É formado por quatro titulares e seus suplentes – metade indicada pelos patrocinadores e metade eleita pelos ativos e também por assistidos.

A chapa conta com o apoio da maioria das entidades que representam os petroleiros, como a a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus cinco sindicatos e Federação Única dos Petroleiros e seus 12 sindicatos. O grupo ainda tem apoio da Fenaspe, que representa aposentados e pensionistas. Assim, as duplas terão força para pressionar representantes da Petros e da Petrobras durante as deliberações do conselho.

Como votar

O pleito seguirá aberto até o dia 16/09. Há três formas de votar. A primeira é ligar para o telefone 0800- 283-1676; a segunda é por meio do site www.petros.com.br; os petroleiros podem ainda votar pelo aplicativo da Petros.