COMUNICADO À MÍDIA E À POPULAÇÃO DE BELÉM (PA) – MANIFESTAÇÃO DOS PETROLEIROS

O Sindicato dos Petroleiros do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá (Sindipetro PA/AM/MA/AP) esclarece aos veículos de Comunicação e à população de Belém que a ação de venda de botijões de gás de cozinha (GLP) de uso residencial (13kg) será realizada amanhã (14/02) por meio de distribuição de 200 senhas individuais a partir das 6h para beneficiários do programa Bolsa Família e trabalhadores das empresas do polo petroquímico de Miramar. A partir das 7h serão entregues os botijões, trocando por vasilhames vazios.

Apelamos aos meios de comunicação que divulguem correta e amplamente esta importante informação, de modo a evitar tumultos desnecessários e indesejáveis. Nossa manifestação visa contribuir com o debate sobre a antipopular e antinacional política de preços praticada pela gestão bolsonarista da Petrobras.

A paridade de preços com o mercado internacional, atrelada ao preço do petróleo e derivados e ao dólar, penaliza o acionista majoritário da Petrobras, que é o povo brasileiro, em benefício dos acionistas privados e das refinarias estadunidenses que estão abastecendo o mercado nacional de combustíveis.

Ao mesmo tempo, as refinarias e terminais da empresa no país estão com capacidade ociosa de cerca de 30% e foram colocados à venda para o capital privado, notadamente transnacional. Com isso, serão desempregados milhares de trabalhadores e regiões inteiras terão sua economia arruinada.

A greve dos/as petroleiros/as é em favor de empregos e direitos da categoria, em defesa da Petrobras estatal e por uma política de preços que atenda a classe trabalhadora do país.