URUCU É DO BRASIL

Valeu a luta! A direção da Petrobras anunciou em 04/09 “o encerramento dos processos de desinvestimento do Polo Urucu”. Este Sindicato se orgulha, junto à Federação Nacional dos Petroleiros (Urucu) e de milhares de brasileiros(as), de ter batalhado com todas as suas forças para denunciar os prejuízos deste processo para garantir a permanência desta importante unidade no patrimônio público nacional.

O fantasma da privatização deixa oficialmente de rondar nossa Província Petrolífera, cuja venda foi anunciada em junho de 2020, no governo Bolsonaro. Em janeiro de 2022, foi divulgada a frustração da negociata do ativo com a Eneva (ligada ao banco BTG Pactual, fundado pelo ex-ministro Paulo Guedes).

Desde então, em especial no novo governo, o Sindipetro PA/AM/MA/AP e a FNP vieram cobrando reiteradamente da gestão Prates a retirada definitiva de Urucu e de todos os demais ativos da lista de privatizações da Petrobras. Também é necessária a ampliação de investimentos na produção e valorização da força de trabalho própria e contratada, que é quem produz toda a riqueza produzida em meio a nossa floresta.

Viva a a categoria petroleira, a classe trabalhadora e a soberania nacional! Esta vitória é de todos(as) nós!

URUCU É DO BRASIL – PETROBRAS FICA NA AMAZÔNIA