EDITORIAL – Em defesa da democracia operária

O Sindipetro PA/AM/MA/AP vem manifestar sua solidariedade com a categoria e a direção do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Belém, filiado à CSP-Conlutas.

A entidade, de forte tradição de luta reconhecida nacionalmente, foi vítima de grave ataque ao direito democrático de escolha de sua direção nas eleições para a gestão 2018-2021.

A chapa de oposição (2), da CTB/PC do B, provocou a suspensão das eleições no dia 5 de janeiro após triste espetáculo de truculência. Vídeos e testemunhos comprovam a ação violenta de pessoas estranhas à categoria no roubo de urnas e com agressões a mesários e fiscais, resultando na lesão grave de um diretor do sindicato, que ainda encontra-se hospitalizado.

Manifestamos nosso repúdio contra este tipo de ação alheia aos métodos da classe trabalhadora, que só pode encontrar razão na tentativa de destruir a capacidade de luta desta importante categoria da vanguarda operária.

Seguiremos apoiando a Chapa 1 – “Pra manter a Tradição de Luta Contra o Governo e Patrões é CSP-Conlutas!”, garantindo todo o suporte necessário para que a categoria possa se manifestar no voto.