EDITORIAL: CHRISTIAN NÃO NOS REPRESENTA NO CA!

A direção do Sindipetro PA/AM/MA/AP informa seu rompimento político com o representante eleito para o Conselho de Administração (CA) da Petrobras.

Durante a eleição, Christian Queipo contou com nosso apoio pois apostávamos que, mesmo não sendo sindicalista, ele poderia apoiar-se no movimento da categoria e na Aepet para que seu mandato pudesse servir de plataforma para as lutas. Até então, enfrentava o candidato da FUP, um ex-diretor da Petros.

Foi uma bela vitória de virada de um turno ao outro (75% dos votos na nossa base), mostrando que mesmo com a FNP dirigindo menos sindicatos, a categoria rejeita o sindicalismo atrelado a patrões e governos.

Infelizmente, desde o início notamos sua falta de ousadia para posicionamentos públicos, encoberta por argumentos legalistas como o sigilo do cargo. O mesmo se repetindo em reuniões privadas com dirigentes sindicais.

Mas a gota d’água veio na última reunião do CA, quando Christian vergonhosamente se absteve da votação na qual o governo Temer impôs (pois tem maioria no Conselho) Ivan Monteiro na presidência.
Para piorar, ainda registrou no voto que Ivan “realizou a arrumação das contas da empresa”.

Ora, sabemos que na Diretoria Financeira desde a gestão Dilma/Bendine ele tem comandado o trator das privatizações. Em seguida, o conselheiro piorou ainda mais as coisas, afirmando que seu voto “reflete um posicionamento pessoal”.

Por todo o exposto, lamentamos e anunciamos que não teremos mais qualquer relação com este “representante”.