GERÊNCIA EM JARAQUI MASCARA ACIDENTE DE TRABALHO

Mais um acidente de trabalho foi ocultado pela gerência da Usina Termelétrica de Jaraqui, em Manaus (AM), no último dia 13. A vítima foi Ivan Moreira da Silva, 35 anos, que teve de ser levado ao hospital e afastado do trabalho, mas a empresa fez comunicação como um “acidente sem afastamento”.

Lotado como faxineiro, Ivan atua na Forteks Engenharia e Serviços Especiais Ltda, terceirizada da Petrobras. Segundo denúncia encaminhada ao sindicato, o trabalhador fazia limpeza num tanque de armazenamento de lubrificante. A escada portátil em que estava, porém, se abriu, levando à queda do funcionário e causando uma lesão em sua perna.

Com o ocorrido, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) deveria ser feita em até 48h e o sindicato comunicado imediatamente – mas o documento foi encaminhado ao Sindipetro apenas seis dias depois. E mais: o acidente não foi contabilizado como afastamento para evitar avaliação negativa da gerência.

Sabemos que, provavelmente, a falta de condições de uso para a escada e a ausência de treinamento são as causas do incidente. É preciso que se instale uma Comissão de Acidente de Trabalho, conforme acordo coletivo, para investigar as causas. Mais uma vez, o Sindipetro denuncia o descaso da gerência de Jaraqui com a saúde dos terceirizados da usina.