SINDIPETRO PA/AM/MA/AP COMPLETA 60 ANOS: UMA CONQUISTA DOS(AS) PETROLEIROS(AS)!

Sempre em defesa dos direitos da classe trabalhadora, do monopólio do petróleo e pela Petrobras 100% estatal!

Nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, o Sindicato dos Petroleiros do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá comemora 60 anos de lutas e organização da categoria.

Para marcar a data, lançamos uma página especial que reúne registros audiovisuais e documentais dos episódios mais importantes da nossa história: 60anos.sindipetroamazonia.org.br

Parte dos materiais divulgados no site é resultado de parceria entre a entidade sindical e a Faculdade de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), contemplado com o Edital Pibex 2021, da Pró-Reitoria de Extensão – Proex.

O projeto de extensão “Trabalhadores e Suas Lutas no Sindipetro PA/AM/MA/AP” foi iniciado em agosto de 2020. Desde então, tem sido realizada a higienização, organização, catalogação e digitalização da documentação histórica existente no Sindipetro, como boletins informativos, acervo fotográfico, atas de assembleias, etc. Neste período, o Sindicato financiou duas bolsas de para estudantes de graduação da equipe.

Também estão disponibilizados no site divulgações sobre as ações da categoria em matérias de televisão, e reportagens em jornais e revistas desde os anos 1960.

Outro destaque da página são documentos sigilosos produzidos pela Divisão de Informações (Divin) da Petrobras, entregues pela empresa em 2013 à custódia do Arquivo Nacional. O acervo cobre um período de 30 anos (1962-1992), englobando, portanto, os anos da ditadura civil-militar (1964-1985), durante os quais a Divin era encarregada de fazer investigações políticas dos empregados da Petrobras. Foram encontrados dezenas de registros referentes às atividades do Sindipetro PA/AM/MA/AP e seus dirigentes, especialmente no período seguinte ao golpe militar de 1964 e nos primeiros anos da redemocratização do país.

Nas galerias de fotos, que cobrem boa parte dos nossos 60 anos, aparecem imagens de álbuns físicos digitalizados pela primeira vez, com atividades das diversas fases da entidade.

Em “Memorial dos Fundadores – O começo da nossa história”, é reconstituída a trajetória desde a fundação da Associação (posteriormente Sindicato) até o período do golpe militar, prestando a devida homenagem a todos os(as) companheiros(as) perseguidos por defenderem a Petrobras e a soberania nacional com o monopólio estatal do petróleo e gás.
Os destaques dessa longa trajetória podem ser conferidos na “Linha do Tempo”.

Parabenizamos toda a categoria petroleira da Amazônia: o Sindipetro PA/AM/MA/AP somos todos nós!

Fonte: Boletim “Petroleiros da Amazônia” – 02/2022

Conheça o logotipo comemorativo que será utilizado no sexagésimo aniversário do Sindicato dos Petroleiros do PA/AM/MA/AP