SINDICATO DENUNCIA FALTA DE SEGURANÇA NO TA SÃO LUÍS (MA) E COBRA PROVIDÊNCIAS URGENTES

Enquanto a gestão da Transpetro festeja o reconhecimento do trabalho dos petroleiros do terminal de São Luís/MA (Sharepoint: “Realizamos operação simultânea inédita com cinco navios no Porto de Itaqui” – 26/01/2024), cresce o risco de acidentes. A unidade tem a maior em movimentação de diesel da empresa no país.

A partir das preocupações trazidas pela categoria, o Sindipetro PA/AM/MA/AP formalizou junto à gerência local, SMS e RH a preocupação sobre a deterioração das condições de segurança operacional no terminal, em virtude de:

– Falta de reposição de efetivo próprio e contratado;

– Não disponibilização de vagas para a Operação no concurso;

– Aumento expressivo da quantidade, complexidade e simultaneidade de operações na unidade, exemplificado na operação concomitante de 5 navios;

– Falta de respeito à necessidade de intervalo para descanso durante a jornada de 12 horas;

Sendo a recomposição de efetivo a questão estrutural que atravessa todos os fatores inseguros elencados, o Sindicato solicitou o atendimento à demanda de reunião para negociação do quadro mínimo de empregados necessário para a unidade – que está pendente de agendamento pelo RH e Gerência Geral desde junho de 2023.

Também foi solicitada à direção da empresa a apresentação dos padrões operacionais sobre quantitativo de operações simultâneas e esclarecimentos sobre a gestão do aumento de demandas, além de entender como estão sendo distribuídas as responsabilidades e recursos para garantir a segurança em todas as atividades.

O Sindicato cobrou ainda que nesta reunião, prevista na cláusula 65 do ACT (Comissão de SMS de Empregados Próprios e de Empresas Contratadas), seja apresentado o relatório anual do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – cláusula 64.

Chamamos toda a categoria do Terminal de São Luís a denunciar ao Sindipetro PA/AM/MA/AP todas as condições inseguras que as chefias tentam impor. Vamos cobrar da direção da Transpetro o respeito à saúde e à vida dos trabalhadores e, caso não sejam tomadas medidas imediatas, avaliar a organização de mobilizações por segurança na execução das atividades. Juntos, somos mais fortes!