REUNIÃO COM GG DA UO-NORTE – SINDICATO EXIGE PADRÃO PARA LIMITE DE OPERAÇÕES SIMULTÂNEAS NO TERMINAL DE SÃO LUÍS

É preciso estabelecer um limite seguro para as operações simultâneas no terminal de São Luís (MA)! Esta foi a principal reivindicação trazida pelo Sindipetro PA/AM/MA/AP em reunião com o gerente geral da UO-Norte da Transpetro, com participação dos Recursos Humanos e das gerências operacionais e de SMS, realizada na última quinta-feira (14/03).

A comemoração da operação simultânea inédita com cinco navios no Porto de Itaqui (conforme abordado em Sindicato denuncia falta de Segurança no TA São Luís (MA) e cobra providências urgentes) não veio acompanhada de medidas mitigadoras de riscos, como:

– Dimensionamento correto do efetivo mínimo;

– Melhorias no sistema supervisório, que não possui intertravamentos entre operações com produtos diversos que impeçam erros de manobras, nem mesmo avisos ou alertas suficientes;

– Melhorias no sistema físico (válvulas, atuadores, etc.);

Sobre o assunto, os gestores responderam que as equipes têm sido orientadas a analisarem a demanda de atividades e realizarem as operações somente se garantidas as condições seguras. O Sindicato respondeu que não pode haver tal nível de subjetividade na avaliação, e que, portanto, seria necessário o estabelecimento de um padrão geral para a unidade. Inclusive porque os trabalhadores estão sujeitos a todo tipo de pressão da hierarquia da empresa e pelo próprio sistema de avaliação (GDR) que reflete em valores menores de pagamento no PRD (antigo PPP) àqueles que eventualmente questionem as ordens da empresa, mesmo que por razões de segurança operacional. O Sindicato seguirá debatendo, com a categoria e com o SMS corporativo, a elaboração do padrão.

Confira os demais pontos discutidos na reunião:

Sala de controle – o Sindipetro também cobrou a necessidade de melhorias no local, em especial a instalação do segundo console – como medida fundamental para divisão das tarefas e aumento do nível de segurança, além da troca das cadeiras por outras com o melhor padrão de mercado para este tipo de atividade. A gerência informou que está em andamento o projeto para obra de readequação da sala de controle, bem como troca das cadeiras para outras no padrão no CNCL, porém não estipulou prazo. O SMS informou que está realizando um novo estudo de ergonomia.

Concurso – sobre a não disponibilização de vagas para Operação de São Luís, a gerência informou que não se confirmou a expectativa de mobilidade de empregados com a saída da Transpetro de alguns ativos pelo país. Acrescentou que houve queda de movimentação na unidade nos últimos anos, o que afetaria a demanda para aumento das equipes. Para as demais carreiras, como a Manutenção, os gestores informaram que há a expectativa de reforçar o quadro próprio nas áreas ofertadas, com convocações ainda este ano.

Apoio operacional – a gerência do terminal informou que no próximo contrato será ampliado de 9 para 11 o número de trabalhadores da equipe contratada para apoio operacional.

PGR/PCMSO – o SMS informou que será apresentado ao Sindicato, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho, os Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Os dirigentes sindicais reforçaram a necessidade de que conste a exposição aos riscos ocupacionais nas documentações da empresa, ao contrário do que vem ocorrendo.

Convocamos a categoria a se manter alerta para as condições de segurança operacional, fortalecer a luta do Sindicato para avançar na qualidade das instalações e por um ritmo adequado para a jornada de trabalho. A Transpetro não pode fazer com que seu aumento de lucros seja baseado na exploração crescente da força de trabalho.