SINDICATO DEBATE COM GERÊNCIAS DA TRANSPETRO PAUTAS DO TERMINAL DE BELÉM (PA)

Dando seguimento ao calendário estabelecido no ACT para debate das pautas locais das unidades, o Sindipetro PA/AM/MA/AP realizou reuniões este mês com a Gerência Geral da UO-Norte da Transpetro para tratar de demandas dos trabalhadores do terminal de Belém (PA), nos dias 10 e 16/04.

Confira as o resumo das reuniões:

• Segurança nos embarques de navios a contrabordo

O Sindicato vem trazendo nas reuniões, há tempos, a necessidade de adequações na área portuária, com a construção de uma plataforma no píer 2 para permitir que todos os navios coloquem escada de acesso e com isso o acesso a contrabordo do navio se torne a exceção, não a regra, como é hoje em dia.

A gerência da UO-Norte informou que está aguardando o aval da CDP para construção da plataforma e que o píer 1 está passando por obras de ampliação, possibilitando o recebimento de navios de maior capacidade de carga.

• Trajeto dos contratados do apoio operacional entre a Transpetro e companhias

Os representantes dos trabalhadores externaram sua preocupação com as condições de segurança no deslocamento, com uso de bicicleta, dos trabalhadores contratados da empresa Valmar, entre o terminal e a área das companhias. Em especial, a Petroamazon, cujas instalações ficam a quase 2km, cerca de metade em via pública (Rodovia Artur Bernardes) cuja ciclovia está constantemente obstruída por carretas de combustível.

O gerente setorial concordou com o risco representado pela situação e se comprometeu a verificar possibilidades dentro do contrato atual e do próximo para que o trajeto seja realizado de forma segura. Também informou que notificará os órgãos públicos de trânsito para atuarem no desbloqueio da ciclovia.

• Convocação de concursados

Os dirigentes sindicais pediram informações sobre quantidade e prazo para convocação dos aprovados do concurso, inclusive do cadastro de reserva.

A gestão concordou que existe necessidade reposição de efetivo com convocação dos aprovados, mas não se comprometeu com prazos e quantidade.

• Horas extras

O Sindicato cobrou da gerência do terminal as situações em que o terminal tem ficado em diversas oportunidades com efetivo reduzido durante períodos de demanda de muitas operações simultâneas, ocasionando insegurança nas atividades.

A gerência setorial informou que existe um limite de 30 horas mensais de horas extras para cada empregado, com obrigatoriedade do aviso, com antecedência, para as instâncias superiores. Portanto, que é imprescindível que as equipes informem possíveis ausências com prazo suficiente para a chamada de substitutos.

• Melhorias nas instalações e manutenção de vestiários e banheiros

Frente à reivindicação, a gerência setorial se comprometeu a realizar em conjunto com o Sindicato uma inspeção presencial no local, a qual foi feita no dia 16, detectando a necessidade de reparos imediatos que serão realizados pelo terminal.

• Esclarecimento sobre critério para distribuição de avanço de níveis

O Sindicato colocou a preocupação com casos de trabalhadores que não tiveram progressão de carreira por conta de perseguições de supervisores ou preterição sem critério técnico claro, e solicitou que a gestão atue proativamente verificando as situações concretas, atuando para corrigir as distorções e valorizar a força de trabalho. Os gerentes informaram que verificarão eventuais situações e analisarão o pleito.

• Ergonomia

O Sindipetro PA/AM/MA/AP reforçou a reivindicação de compra de cadeiras com ergonomia adequada para as salas da Operação, levando em conta a necessidade de conforto para a jornada de 12h, o desgaste do mobiliário pelo uso contínuo durante o turno de revezamento ininterrupto, além da especificidade das atividades do setor.

O gerente setorial informou que já foi adquirido um mobiliário provisório, já com melhor quantidade do que o anterior, enquanto avança o processo de compra de outro modelo definitivo – similar ao utilizado no CNCL, por exemplo.

O Sindipetro PA/AM/MA/AP seguirá atuando para a necessária valorização dos trabalhadores do terminal de Belém. Juntos, somos mais fortes!